sábado, 4 de agosto de 2012

A música está mais pobre, comprovação científica.


É isso: estudiosos comprovaram, através de um programa de computador, que a música está mais pobre, mais previsível. O programa é como aquele que ressalta as palavras mais usadas em um texto.  Os cientistas, que são espanhóis, estudaram mais de 450 mil canções, nos estilos rock, pop, hip hop, metal e electrônica. Eles disseram que a música está homogeneizada, com refrãos, melodias e sons cada vez menos originais.

            Primeiro, percebemos que o estudo se deu em músicas que abrangem e tocam em todos os países. Não foram estudadas as músicas folclóricas ou as populares, que em cada país tem um nome, mas que em muitos deles, acabam sendo praticamente a mesma coisa. Não é a toa que muitas músicas do novo (não tão novo) sertanejo brasileiro sejam versões de músicas “campeiras” de países latino-americanos e norte-americano. Da mesma forma, essas novas canções que aparecem aqui no Brasil, como forró, arrocha e o que valha, são muito identificadas com o reggaeton e outras canções populares latino-americanas.

            Segundo, o estudo não se preocupou com as letras.

            Com isso, acredito que a pesquisa espanhola teria sido ainda mais preocupante se houvesse incluído esses gêneros populares e as letras.

            Pode ser que tudo isso seja culpa da globalização, seja culpa da cultura-mundo, expressão utilizada por Gilles Lipovetsky e Jean Serroy. No livro que leva o nome da expressão citada, os autores afirmam que o hipercapitalismo tenta criar um consumidor globalizado sem origem nem tradição. A intenção é de que os mercados diversificados sejam substituídos por um mercado único onde os jovens vejam os mesmos filmes, ouçam as mesmas músicas, dancem as mesmas danças (provavelmente todas que façam menção à relação sexual em sua movimentação, como são os axés, as músicas do teló, os pagodes, os reggaetons e os funks). Se formos avaliar, as grandes indústrias culturais terão cifras sempre maiores a 70% no domínio de produção musical e cinematográfica. Serão sempre 4 ou 5 empresas dominando.

            A mídia tem papel importante nisso, é lógico. Nos EUA as rádios eram protegidas por leis de mercado, sendo proibido que um mesmo grupo fosse proprietário de mais de 7 rádios. Mas, a partir de 1987, isso começou a mudar. O limite passou a 12, depois a 18 e depois ilimitado. Assim, em 1996, um grupo tinha 43 rádios e em cinco anos passou a mais de 1.200. No Brasil, os meios de comunicação estão na mão de umas 15 ou 16 famílias (marinhos, sarneys, abravaneis, sirotskis entre eles).

Frédéric Martel, um francês que passou mais de cinco anos pesquisando sobre a guerra global das mídias e das culturas, afirma que é muito difícil definir o início da música pop, se foi lá em Detroit na Motown, em Nova York na Atlantic, em Hollywood, Nashville ou Miami. Ou mesmo se foi nos anos 1980 com a MTV. Martel afirma que “não importa. A música pop não é um movimento histórico, não é um gênero musical, ela está constantemente sendo inventada e reinventada”. Diz ainda que a expressão surgiu nos anos 1960, numa abreviatura de popular, “de uma cultura, uma música que se dirige a todos e que desde logo se pretende mainstream”.

A empresa citada lá em cima, de 1.200 rádios é a Clear Channel. Segundo Martel, ela ajudou e muito a reeleição do Bush pai e Bush filho (lembrando que no governo deles é que os limites de propriedade de rádio foram desaparecendo). Os programas e as músicas se repetem em todos os canais de rádio, e a rádio está muito identificada com o que chamamos aqui no Brasil de jabá e lá eles chamam de payola. No Brasil, nem preciso dizer que é a mesma coisa. Sempre as mesmas músicas tocando em todos os lugares.

            Pensando em tudo isso, fico com uma dúvida terrível, a la tostines: “a música é homogeneizada por vender mais ou vende mais por ser homogeneizada?”

            Sinceramente, pode ser que a fórmula “que vende” seja a responsável pela homogeneização. Mas acho que essa fórmula mais simples vende por causa, logicamente, de quem compra. Sendo assim, a música é pobre e simples pelo simples motivo de que quem ouve é pobre e simples (não estou falando em questões econômicas, mas sim em questões de cultura, como conhecimentos musicais, artísticos e de interpretação e análise artística).

            Essa homogeneização e simplicidade se encontram em outras artes. Cada vez mais encontramos “artistas” que não conhecem sua arte. Músicos que não conhecem história e teoria musical, pintores que não conhecem história e teoria de pintura e assim por diante. Não saber história e teoria de sua arte não é um impedimento, mas, acredito eu, que seja uma limitação sim. Poucos seres terão a capacidade de inventar a partir do nada.

            De qualquer forma, ainda podemos escapar dessa pasteurização: a internet está aí em nosso favor, nos permitindo pesquisar e divulgar artes mais ricas e diversas. Só temos que lutar contra a pasteurização da internet (o facebook por exemplo é pasteurização, tá todo mundo lá, fazendo e vendo as mesmas coisas), mas isso já é  assunto para outra conversa.



referência da notícia sobre a música:
http://publimetro.pe/entretenimiento/6960/noticia-revelan-que-canciones-pop-son-iguales-desde-anos-50

4 comentários:

  1. Sempre que eu digo isso, ouço uma legião de POLITICAMENTE CORRETOS me dando lição de moral, MANDANDO eu aceitar que a "Cultura Evolui e se adapta".

    Eu continuo chamando de Lixo QUASE tudo que tem sido feito atualmente.

    E não adianta nem a Mídia tentar "fazer diferente"!
    A Banda TEATRO MÁGICO por exemplo, não ta conseguindo aparecer como devia, mesmo com a Mídia começando a "bater em cima" (MTV, Multishow, Rádios FMs).

    Esta Massa de merda, esse Gado que compõe a população não aceita nem que tu ENSINE eles!

    Eles querem é Merda!
    Eles querem é Tchu.
    Eles querem é Tcha!

    ;)

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  2. Pior, Bozzetti, sempre parece que estamos sendo preconceituosos quando afirmamos isso, mas tá aí, agora é científico, e não só uma percepção. E repito, só não é mais alarmante a pesquisa por eles não terem pesquisado certo tipo de música e letra. Imagina a previsibilidade de letras onde sempre "coração" rima com "solidão" e "sozinho" com "carinho"!

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  3. Tem esse trabalho do Gustavo Bolognani Martins, que deu entrevista no Jo sobre as rimas!
    http://elizabethdiariodamusica.blogspot.com.br/2010/11/as-rimas-mais-manjadas-da-mpb.html

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  4. Muito interessante esse link das rimas. Assim/mim é forte, pois não tem muito mais o que rimar (e que dê sentido).E sobre o uso do verbo no infinitivo, eu tenho a intenção (mas acho que não vou fazer) um trabalho sobre as inversões sintáticas na música de qualidade duvidosa da música brasileira. Então, para rimar, se faz uma inversão sintática a la hino brasileiro, para deixar os verbos no final da frase, não necessariamente no infinitivo, como o Gustavo afirmou. Exemplo essa linda canção de Luan Santana
    Ai ai ai ai ai
    Não tem jeito de esquecer
    Você de mim não sai

    Você de mim não sai é uma inversão, pois o comum seria dizer você não sai de mim.

    E não vou nem falar dos verbos terminados em "er" e que são usados para rimar com VOCÊ.

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